quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A cultura da ignorância...

Não publico textos com a frequência que gostaria de postar. Ando muito ocupado com vários projetos. Adoro o meio virtual e saber o que acontece no mundo através dele. 
A minha salvação foi um Blackberry. A minha salvação e perdição...
Para quem não conhece, Blackberry é um aparelho da canadense RIM que permite que o usuário fique conectado à internet 24 horas por dia, recebendo emails, atualizações do Facebook e mensagens do Windows Live. Isso para citar só algumas características desse aparelho fantástico.
Mas, falar sobre o Blackberry não é o motivo deste post. 
Estava aguardando ser atendido por um cliente quando o aparelho me comunicou uma atualização do Facebook. Era um vídeo postado por um amigo. A princípio, achei que era um vídeo sobre a minha amada Florianópolis. Falava sobre Jurerê Internacional, talvez o metro quadrado mais caro do Brasil durante o verão. O PIB nessa parte do Brasil é multiplicado diversas vezes quando chega a época dos carros importados, festas descomunais e muita, mas muita gente bonita. Quem já foi, sabe que nenhuma palavra deste texto é exagero. Vemos como existem muitos ricos no Brasil, que a economia anda cada vez melhor e que nunca se fez tantos milionários no país como os dias de hoje. 
Nosso amado país está cada dia mais rico, mas só no que se refere a dinheiro. As pessoas estão cada vez mais pobres de cultura. Inclui-se educação nessa afirmação.
O referido vídeo mostrava uma cena surreal: um babaca(não encontrei termo melhor para definir esse pseudo cidadão) rasgando uma nota de 20 reais e dizendo que Floripa era lugar de milionário. Que a mesa repleta de champagne, uísque e energético era só para chamar atenção da mulherada, dinheiro era mato.
O "Pegador" estava coberto de correntes, óculos da moda e músculos definidos por muita bomba. Comecei a pensar que conheço ou já vi dezenas de caras como esse.
Esse vídeo fica ainda pior porque, na sua continuação, fala de miséria e fome. De quantas pessoas não tem o que comer, onde dormir e, às vezes, comete crimes para sustentar sua família.
Não quero parecer demagogo, mas esse vídeo me fez refletir que estamos muito atrasados no processo civilizatório.
Continuarei fazendo a minha parte: ignorando esses imbecis que acham que o dinheiro compra tudo.
"Pobre do homem que só tem dinheiro!"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails