quinta-feira, 8 de março de 2012

Para matar de raiva...

Ou de vergonha, não sei... 
Deixo de lado os textos, humor e relacionamento para falar de algo mais sério: nosso país!
Vivemos um crescimento inédito, a economia cada vez mais estável, o crédito atingindo os mais necessitados, a capacitação das pessoas, mas dentre várias coisas positivas, os pontos negativos nos fazem ficar vermelhos de vergonha: uma das maiores taxas de juros do mundo, a escalada vertiginosa da violência, o descaso com a saúde e educação, o descaso com nossas ruas e estradas, a corrupção enraizada nos mais altos postos do governo, etc...
Conto agora um situação vivida por mim ano passado, que ilustra o despreparo de quem DEVERIA atender à população.
Estava no Anel Rodoviário de Belo Horizonte no dia 3 de outubro, local que, para variar, estava parado devido à um acidente com mais uma carreta desgovernada na pista. 
Entediado pelo trânsito parado, coloquei o cotovelo no apoio do porta e a mão no queixo, estava nessa posição há uns 5 minutos quando, ao olhar para o lado vi uma viatura da Polícia Militar Rodoviária com quatro policiais, e um deles, o que estava no banco do carona, tinha um bloco de multas na mão e olhava fixo para mim, coisa meio difícil devido ao insul-film escuro nos vidros dianteiros.
- Ele não está me multando, não é possível! - pensei alto com quem me acompanhava.
Abri o vidro (escuro) do carro e preguntei se ele estava me multando e ele respondeu:
- Estou sim, você está o celular! - com cara de desprezo e poucos amigos.
- Não estou, meu celular está no console e nesse carro, nem preciso pegar nele porque possui viva-voz, se precisasse telefonar! - respondi, já indignado com a prepotência e arrogância daquele que estaria ali para me servir, não só a mim, mas para o bem da comunidade.
- Não adianta chorar, estava sim e vou te multar! - respondeu já fechando o vidro da viatura na minha cara!
Não tive outra reação a não ser bater palmas e agradecer pelo "belo" serviço do policial. 
O trânsito fluiu novamente e fui embora preocupado com vários compromissos. 
Para minha surpresa, uns 15 dias depois, me liga o ex-dono do carro falando que, ao consultar a placa do carro, viu 4 multas no sistema do Detran. Pedi um segundo, abri o notebook e acessei o site do famigerado Detran com as 4 multas aplicadas por este pretenso servidor público, que de público só a autoridade que ele fez questão de demonstrar ao não argumentar comigo!
As multas são "Deixar de guardar distância lateral e frontal", "Dirigir com fones nos ouvidos", "Dirigir com apenas uma mão, exceto quando necessário" e "Deixar de fazer com antecedência a sinalização". 
Somadas as pontuações das multas, chego a 18 pontos no prontuário, apenas à 2 pontos de ter minha habilitação suspensa.
Perguntas vêm à minha cabeça: Quem já tomou, com exceção da multa de celular, as outras multas? Como pode um agente público cometer tamanha sacanagem? Como pode um agente ter fé pública para seus atos irresponsáveis?
Tudo isso somado me deixa muito triste, com vergonha de ser brasileiro. Um povo sacaneado todos os dias por aqueles que deveriam garantir nossa educação, nossa saúde e segurança. 
Para mim, não vejo vantagem nenhuma no fato do Brasil ser a sexta economia do mundo, sendo que somos os último em respeito aos cidadãos!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails