quinta-feira, 15 de julho de 2010

Menos é mais...

Candidatando-se a uma vaga na empresa, ela capricha no visual. Maqueia-se com esmero: glitter, lápis e sombra nos olhos, um batom vermelho e bastante perfume. Acompanhando o conjunto, uma calça de cintura baixa, scarpim de salto alto, blusa de alcinha no estilo onça e um tailleur bege combinando com os sapatos.
Seus cabelos são uma profusão de cores, por baixo seu loiro original vai cedendo espaço entre um vermelho "Sendero Luminoso" e mechas marrons nas pontas. Realmente, não se define a cor num primeiro momento.
Ao arrumar seus cabelos, tornava-se aparente seu piercing no umbigo. A calça jeans torneava muito bem seu bumbum, seu andar era a mistura de um desfile de moda com uma roda de gafieira.
Entrou confiante na área de pós-venda da empresa atraindo o olhar da imensa maioria masculina, sentou-se na sala de espera e cruzando as pernas sensualmente, sentiu nos olhares direcionados a ela, que quase todos a desejavam, mesmo que só por um momento.
Isso fazia muito bem ao seu ego. Sempre havia conquistado tudo que queria somente com sua beleza e sensualidade forçada.
Fez a entrevista com o gerente de R.H. esbanjando charme, afinal todos diziam que sua beleza era estonteante. Não havia como dar errado.
Mas havia algo com que ela não contava: não havia pavimentado seu caminho com um currículo sólido, não havia feito cursos profissionalizantes, não havia formado, mal concluíra o segundo grau...
Formara sua vida com base na embalagem, não no conteúdo. Mas a embalagem com que se apresentava parecia-se mais com uma garrafa de tubaína: colorida demais, enfeitada demais, com letras garrafais gritando "Olhem para mim!".
O gerente, muito experiente, vetou a contratação dela com uma simples palavra no currículo: VULGAR.
Afinal ela não tinha aprendido a lição das mulheres que não são classificadas como "alpinistas sociais".
A liçao era tão simples: nenhum homem gostaria de apresentá-la à sua mãe...

Comporte-se como se isso fosse acontecer a qualquer momento.

"O essencial é invisível aos olhos."
Saint Exupéry

Um comentário:

Ana Amaral disse...

Este texto deveria vir nos manuais de RH para as candidatas em geral!! Inteligentissimo!!! Parabéns!!!

Related Posts with Thumbnails