quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

À Moda antiga...

Passo por um momento de profunda reflexão. Nos últimos dias me sinto muito introspectivo, devem ser as datas como Natal, Aniversário e Reveillon. Todas muito próximas!
Mas, de positivo disso tudo, tiro a retrospectiva de 2009.
Um ano atípico, onde alegria e talvez uma pequena tristeza se misturaram. Conheci pessoas maravilhosas, lugares maravilhosos, festas que não deveriam acabar nunca e trabalho que me proporcionou ver sempre o outro lado do ser humano...
Poderia passar horas falando sobre 2009, mas o tema é outro: em que ponto estamos na valorização do ser humano?
Falo de sentimentos, valores, caráter e hombridade. Sinto que hoje o compromisso das pessoas é com elas mesmas e mais nada... Excluo dessa afirmação os amigos cuja amizade será eterna (é onde o amor nunca acaba). Mas vejo que o tal do "pegar" virou mania do momento, e espero que como toda moda, passe rápido!
Tenho ainda um tio-avô, que, no auge dos seus 90 anos, me conta como eram os relacionamentos do passado. Como conheceu sua esposa e, à época, futura mãe dos seus filhos, como foram todos os outros relacionamentos da família no passado, como era a conquista naqueles tempos...
Descontando toda a nostalgia, onde ao contar algo que nos traz saudade, tiramos toda a parte feia, quero esse mundo de volta!
Onde se conhecia o caráter da moça pela sua família, a importância do cortejo, o enviar flores, o abrir a porta do carro, serenatas em verso e prosa sem correr o risco da lei do silêncio, troca de olhares sinceros, poemas e poesias em homenagem à amada e o mais importante de tudo: saber que tudo aquilo não seria descartável!
Havia uma convicção que amor era para vida toda! Todos sabiam que dentro de um relacionamento existiam diversos problemas, mas não se jogava tudo fora ao mínimo detalhe!
Respeito, amor, carinho e dignidade eram palavras fortes à época. Tanto eram que faziam parte até do Código Penal! Há quanto tempo não escutamos a palavra "honra"?
Chamem-me de arcaico, barango, moralista e do que mais quiserem... Mas estou farto com a falta de respeito ao próximo!
Quero um amor só meu e à moda antiga!

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei...Poderia ser verdade...

luciana disse...

eita esse anonimo ai ta muito amargurado (a)!!

eu adorei!!! de muito "bom goxto"

beijos!

Thati disse...

Sabia que havia um você perdido aí dentro de você mesmo...

Related Posts with Thumbnails