quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pra quem deseja trabalhar com Telemarketing


Mais um texto fantástico do meu primo, Marcus Monteiro, mostrando que são raras as pessoas preparadas para o mercado de trabalho:

"Olá! Há muito não escrevia nada por aqui. E o pior mesmo é reparar que nos últimos três textos tenho iniciado sempre desta forma. Tenho sido um autor ausente, displicente, relapso. Enfim, hoje recebi uma ligação tão interessante na empresa que tive que registrá-la por aqui. Este tipo de ligação mostra que, para tudo na vida, é essencial ter sempre um plano B, principalmente se você deseja trabalhar com telemarketing.

O telefone toca e era uma Bárbara querendo falar comigo:

- Sr. Marcus, aqui quem fala é Bárbara Gomes. Eu trabalho na “Não Sei o Que Lá” Consultancy, uma multinacional com larga atuação no mercado. (?) Nossa empresa trabalha avaliando a qualificação real de profissionais que ocupam cargos de gerência em diversas instituições ao redor do mundo. Como vimos que o senhor trabalha com uma equipe gostaríamos de verificar se está realmente preparado para enfrentar este mercado competitivo e globalizado no qual competimos diariamente.

- Ah é? Tá.

- Então vamos prosseguir. O senhor tem inglês fluente?

- Sim. (convicto)

(silêncio de 5 segundos)

- Ah é? Quer dizer que o senhor sabe inglês então, né?

- Aham. (frio)

- Ah. Era só isso mesmo então. Já que o Sr. Sabe, ta tudo bem então. E.... é... Parabéns também... por... estar preparado para enfrentar.... este mercado competitivo e globalizado no qual competimos diariemente, né? Tchau.

Fim da ligação.

Qualquer resposta diferente de um SIM, com confiança, algo como “Ah, falar eu falo, mas tenho que praticar mais” ou “Eu entendo melhor do que falo, mas me viro bem” resultaria em algo que começaria com “Então Sr. Marcus, nossa empresa está presente em 50 países do mundo e tem mais de 689 anos de experiência no ensino de idiomas. Estamos oferecendo nessa ligação uma oferta promocional. Não oferecemos cursos, oferecemos investimentos para a sua vida. O mundo globalizado é...” e não teria mais hora pra terminar.

Enfim, isto me fez refletir sobre como agir na próxima ligação de bancos oferecendo cartões de crédito ou da Oi oferecendo um novo serviço. Pra quem quiser ser educado e não desligar na cara, aí vai a receita: recorte palavras de um jornal recente (ok, pode imprimir a primeira página do G1 ou do Terra), coloque numa cumbuquinha, sorteie palavras aleatoriamente, monte frases e responda todas as perguntas com elas, com convicção.

- O senhor já conhece o nosso cartão, com anuidade zero e os melhores juros do mercado?

- Sarney suíno avião caiu!

- Senhor?

- Twitter Alemão Massa a Melancia!"

Marcus Monteiro

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails