quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sonho de Ícaro

Nada mais apropriado para o meu momento que o mito de Ícaro. 

O pai de Ícaro, Dédalo, um talentoso e notável artesão ateniense, tentou deixar o seu exílio na ilha de Creta, onde ele e o seu filho estavam presos nas mãos de Minos, o rei para o qual ele havia construído o Labirinto para confinar o Minotauro (metade homem, metade touro). 
Dédalo, o artesão-chefe, estava exilado porque deu à filha de Minos, Ariadne, um novelo de linha de modo a ajudar Teseu, um inimigo de Minos, a sobreviver ao Labirinto e derrotar o minotauro.
Dédalo confeccionou dois pares de asas, usando penas e cera, para ele mesmo e o seu filho. Antes de deixarem aquela ilha, Dédalo avisou o seu filho para não voar muito rente ao sol, pois o calor derreteria a cera, nem muito rente ao mar, pois a umidade deixaria as asas mais pesadas levando-o a cair no mar. 
Graças à enorme liberdade que a sensação de voar deu a Ícaro, este cruzou curiosamente o céu, mas durante o processo ele aproximou-se do sol, que derreteu a cera. Ícaro manteve-se batendo as asas mas logo acreditou que já não lhe sobrava qualquer pena daquelas e que ele estava batendo apenas os seus próprios braços.
O mito de Ícaro pode ser interpretado de várias maneiras, mas fala de algo muito importante: sonho. Não deixe ninguém aprisionar seus sonhos, dizer que não é possível, que você não é capaz. Incapaz é aquele que critica, pois não tem coragem para fazer, para realizar e perde seu tempo criticando.
E mantenha seus sonhos ao seu controle. Não ao contrário. Não seja consumido por ele, não perca o foco e não se deslumbre. Mas também não sonhe tão baixo que seja desanimado pela pequenez desses sonhos. 
Só alcança grandes objetivos quem tem grandes sonhos. 

Um comentário:

Nathalia Wilke disse...

Olá...

Parabéns pelo blog.

continue postando textos interessantes e também escrevendo pontos de vista críticos-reflexivos sobre assuntos diversos.

Voltarei mais vezes, li e gostei!!

Related Posts with Thumbnails